Glauco Tavares

Brooklin
São Paulo - São Paulo
Brazil

No reviews yet

Natural de São Paulo, Brasil.
Administrador, fotógrafo, professor de meditação e yoga.
Foco na fotografia: street photography [fotografia de rua], fotografia documental e fotografia meditativa.

NA FOTOGRAFIA
Desde 2007 e tendo como segmento a fotografia de rua [street photography] e fotografia documental. Minhas fotos documentais começaram pelo projeto humanitário de combate a miséria, realizado pela minha organização humanitária, no Vale do Jequitinhonha em MG e a fotografia de rua tornou-se o foco em 2009, quando visitei em São Paulo a exposição de Henri Cartier-Bresson.

Estudo e pratico a fotografia de rua em países como Índia, Nepal, Turquia e, claro, o Brasil. Estes estudos somados a mais de uma dezena de viagens a estes países me abriram portas para convites e realização de mostras fotográficas individuais e exposições coletivas no Brasil e no exterior, assim como a premiação em concursos nacionais e internacionais [confira as mostras fotográficas e concursos clicando aqui].

Já em 2014, tendo em vista a deficiência do mercado nestes segmentos, fundou a primeira escola voltada a fotografia de rua e documental do País, a Rua 33 - Espaço de fotografia [clique aqui]. Neste espaço falamos sobre a fotografia de rua a partir do prisma de uma pratica que contém uma linguagem, uma proposta, pensando e questionando a chamada "street photography" para darmos um passo além do nivelamento rasteiro realizado pela falta de informação.

Exploro a fotografia de rua com uma Leica e um Iphone.

NO YOGA E NA MEDITAÇÃO
Já o caminho do yoga e da meditação antecede o da fotografia, onde desde 2003 é praticante e simpatizante desta filosofia. Em 2006 fundou um pequeno espaço chamado Núcleo de Yoga Shanta e, desde 2008, esta a frente de um dos mais importantes espaço de yoga de São Paulo, o Núcleo Shivalaya, onde ministra cursos de formação e autoconhecimento em yoga [hatha yoga], cursos de meditação e pranayama, retiros de silêncio, além de vários outros cursos e workshops.

FOTOGRAFIA E MEDITAÇÃO
Aliando a meditação e a fotografia, desde o início acredita na prática de fotografia como uma forma de meditação em movimento. Sendo assim, ministra o curso de fotografia mindfulness ou fotografia meditativa, dentre outras possibilidades, uma excelente forma de alívio do estresse. Saiba mais clicando aqui.